Baixista do The Smiths, Andy Rourke, morre de câncer aos 59 anos


Reprodução/Instagram Andy Rourke

O baixista Andy Rourke, que fez parte da seminal banda britânica The Smiths, faleceu aos 59 anos após uma batalha contra o câncer de pâncreas. A morte do baixista foi confirmada pelo guitarrista Johnny Marr, colega de banda na década de 1980 e amigo de infância do músico, por meio das redes sociais.

É com profunda tristeza que anunciamos a morte de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música”.

Banda The Smiths. Da esquerda para a direita: Morrissey, Johnny Marr, Andy Rourke e Mike Joyce. Imagem: Reprodução.

Andy Rourke entrou para os Smiths em 1982 e deixou sua marca em icônicas músicas do grupo, como This Charming Man e There Is a Light That Never Goes Out. Após a dissolução da banda, ele também colaborou em projetos solo do vocalista Morrissey e gravou com outros músicos como, Sinéad O’Connor, Dolores O’Riordan (vocalista dos Cranberries) e The Pretenders.

A banda The Smiths surgiu em Manchester no começo dos anos 80 e, em sua curta duração, foi formada por Morrissey, Johnny Marr, Andy Rourke e pelo baterista Mike Joyce.

Conhecida por seu som único, uma fusão de rock alternativo, clássico, pós-punk e folk, a banda lançou quatro clássicos álbuns de estúdio entre 1984 e 1987: The Smiths, Meat Is Murder, The Queen Is Dead e Strangeways, Here We Come.

Músicas como This Charming Man, How Soon Is Now?, Bigmouth Strikes Again, Barbarism Begins at Home fizeram com que os Smiths conquistassem a aclamação da crítica e uma base de fãs dedicada durante sua carreira relativamente curta.

Apesar do sucesso, tensões internas e diferenças criativas entre Morrissey e Johnny Marr levaram ao fim da banda em 1987.

Sair da versão mobile