Simplesmente a Melhor! Cantora Tina Turner morre aos 83 anos

2 min


Imagem documentário Tina/HBO

Tina Turner, a lendária Rainha do Rock ‘n’ Roll, faleceu nesta quarta-feira (24) aos 83 anos em sua casa na Suíça, após enfrentar uma longa doença ainda não especificada. Nos últimos anos, a cantora foi diagnosticada com câncer intestinal em 2016 e passou por um transplante de rim em 2017. A causa da morte da lenda do rock e do soul não foi revelada.

A morte de Tina Turner foi confirmada na página oficial da artista no Instagram.

É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de Tina Turner. Com sua música e sua paixão infinita pela vida, ela encantou milhões de fãs ao redor do mundo e inspirou as estrelas do amanhã. Hoje nos despedimos de uma querida amiga que nos deixa toda a sua obra-prima: sua música. Tina, sentiremos muito a sua falta.

Tina Turner, cujo nome verdadeiro era Anna Mae Bullock, nasceu no Tennessee, nos Estados Unidos, e começou a carreira musical ao lado do primeiro marido, Ike Turner, como parte do duo Ike & Tina Turner. Ela se juntou a Ike Turner em meados da década de 1950, inicialmente como vocalista de apoio da banda Kings of Rhythm.

Com uma voz poderosa e presença de palco magnética, Tina se destacou como artista solo e se tornou um ícone do rock ‘n’ roll e da soul music. A cantora alcançou enorme sucesso na década de 1980 com o lançamento do álbum Private Dancer. O disco incluía hits como What’s Love Got to Do with It e Private Dancer. Ela também ficou conhecida pelos sucessos como (Simply) The Best e We Don’t Need Another Hero.

Em uma turnê no ano de 1988, Tina Turner alcançou um feito extraordinário no Brasil, que entrou para o Livro dos Recordes: ela reuniu impressionantes 184 mil pessoas em uma única apresentação no Maracanã.

Outro momento marcante ligado ao Brasil aconteceu em um show da cantora nos anos 90. O inesquecível piloto Ayrton Senna subiu ao palco durante uma apresentação de Tina e foi homenageado por ela com a música (Simply) The Best.

Durante a carreira, que abrangeu mais de 60 anos, a Rainha do Rock ‘n’ Roll vendeu mais de 180 milhões de álbuns e influenciou artistas como a cantora Beyoncé. Considerada uma das maiores artistas de todos os tempos e uma das vozes mais distintas da história da música, Tina Turner se aposentou oficialmente dos palcos em 2009.

Tina Turner e Beyoncé cantam no Grammy de 2008 a música Proud Mary:

Além da trajetória musical de sucesso, Tina Turner tambem participou de filmes e séries. Seu papel mais conhecido foi no longa Mad Max 3: Além da cúpula do trovão (1985) onde interpretou a durona Aunty Entity, a governante da apocalíptica Bartertown.

A vida e a carreira da cantora foram retratadas no filme Tina – A Verdadeira História de Tina Turner (1993), longa estrelado Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) e disponível no Star+, e no documentário Tina (2021), disponível na HBO Max.