O ator Tenoch Huerta, que interpretou o vilão Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, foi acusado de agressão sexual pela artista e ativista María Elena Ríos. A denúncia foi feita no último domingo (11) através do Twitter. Nas postagens, a ativista chamou Huerta de “predador sexual” e o acusou de agredi-la sexualmente. Em um comunicado, o ator rebateu as acusações.
Veja a seguir os tuítes de María Elena Ríos:
“É muito difícil falar sobre o abuso emocional e de poder de um predador sexual que é amado no mundo por interpretar um personagem em um filme, como Tenoch Huerta. Aparentemente encantador, a principal característica de um narcisista + uma boa dose de vitimização”.
Elena Ríos também acusou a Poder Prieto, uma organização antirracista com sede no México, na qual Tenoch Herta faz parte, de não lhe pagar quando trabalhou para a entidade e de proteger o ator da Marvel.
“Deixei claro ao sair da sua seita que protege o agressor e PREDADOR sexual Tenoch Huerta que não publicassem nada sobre mim. Ainda assim, foram me procurar, bando de hipócritas, para evitar escândalos por causa do seu filme da Marvel”.
Em um comunicado compartilhado em seu Instagram na segunda-feira (12), Tenoch Huerta negou as acusações e as chamou de “falsas”, “irresponsáveis” e “totalmente infundadas”. O ator afirma que teve um relacionamento consensual com María Elena Ríos e diz que contratou uma equipe jurídica para tomar as medidas necessárias para proteger sua reputação.
“Há cerca de um ano, namorei Elena por vários meses. Em todos os momentos, foi completamente consensual, como inúmeras outras pessoas podem atestar. E durante todo o tempo, foi um relacionamento amoroso, acolhedor e mutuamente solidário. No entanto, depois que terminou, Elena começou a distorcer nossas interações tanto em particular quanto na frente de grupos de amigos em comum”, escreveu Huerta em um trecho do comunicado.
“Como resultado, há alguns meses, contratei uma equipe jurídica para tomar as medidas apropriadas para proteger minha reputação e refutar essas acusações irresponsáveis e falsas que podem causar grande prejuízo e danos”, continuou o ator. “Embora eu esteja longe de ser perfeito, sei que essas alegações são simplesmente falsas. E embora eu sempre me esforce para melhorar, preciso contestar afirmações que são tanto falsas quanto ofensivas.”
No fim do comunicado, Tenoch Huerta agradeceu o apoio de sua família e a todos que estão dispostos a analisar os fatos antes de chegar a uma conclusão falsa e injusta.