A causa da morte de Matthew Perry foi conhecida nesta sexta-feira (15). O astro da série Friends faleceu devido aos “efeitos agudos de quetamina”, segundo o relatório toxicológico do Departamento Médico Legista de Los Angeles. Perry realizava semanalmente terapia de infusão de quetamina, um poderoso anestésico, para tratar depressão e ansiedade. Os altos níveis do anestésico encontrados nas amostras de sangue foram considerados letais e causaram hiperatividade cardiovascular e insuficiência respiratória no ator.
O relatório ainda aponta que a presença do anestésico em seu sistema no momento da morte não poderia ser atribuída à terapia de infusão, uma vez que o tempo de meia-vida da quetamina é de cerca de 3 horas ou menos. O método de como ele ingeriu as altas doses da substância é desconhecido.
O documento também revela que outros fatores contribuíram para o óbito de Matthew Perry, como doença arterial e os efeitos de buprenorfina, um medicamento usado para tratar o vício em opioides. Além disso, ele sofreu afogamento. Não foram encontrados traços de álcool ou de drogas como cocaína, heroína, metanfetamina e fentanil em seu organismo. A morte foi considerada acidental.
O eterno Chandler Bing, de Friends, faleceu em 28 de outubro, aos 54 anos. A polícia encontrou o corpo do ator na banheira de hidromassagem de sua casa em Los Angeles. As autoridades não encontraram no local drogas ilícitas, somente medicamentos para depressão e ansiedade.
Perry lutou contra a dependência química por décadas e estava sóbrio há pouco mais de dois anos. Em entrevista ao New York Times em 2002, revelou que o medo de morrer o motivou a tentar se livrar do vício. O ator falou abertamente sobre a luta contra o alcoolismo e a dependência de drogas ao longo de sua carreira na autobiografia Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends.
Com informações da Variety.