Cidade Tóxica: conheça a série da Netflix baseada em chocante história real


Divulgação/Netflix

Um dos maiores escândalos ambientais do Reino Unido é retratado na minissérie Cidade Tóxica, que chegou recentemente à Netflix e já ocupa uma posição de destaque no ranking semanal da plataforma.

A produção é baseada em eventos reais, nos quais crianças da cidade de Corby nasceram com malformações congênitas devido à poluição do ar causada pelo descarte inadequado de resíduos tóxicos durante a reconstrução da antiga siderúrgica local.

A impactante história de Cidade Tóxica acompanha três mães, interpretadas por Jodie Whittaker (Doctor Who), Aimee Lou Wood (The White Lotus) e Claudia Jessie (Bridgerton), enquanto descobrem a verdade por trás das condições de seus filhos e lutam para responsabilizar os culpados. Elas enfrentam uma batalha desigual contra grandes corporações e autoridades que tentam encobrir a verdade.

O caso levou a uma decisão histórica da justiça em 2009, que conectou os defeitos congênitos à gestão negligente de resíduos. Pela primeira vez, um tribunal britânico reconheceu que poluentes no ar poderiam prejudicar fetos em desenvolvimento.

Por sua história, Cidade Tóxica passou a ser comparada ao filme Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento, estrelado por Julia Roberts, por abordar temas como justiça ambiental, coragem e resiliência diante da adversidade.

A minissérie também conta com Robert Carlyle, Rory Kinnear, Joe Dempsie, Lauren Lyle, Karla Crome, Stephen McMillan e Michael Socha no elenco. O roteiro é de Jack Thorne (Extraordinário, His Dark Materials), e a direção fica a cargo de Minkie Spiro (O Problema dos 3 Corpos).

Cidade Tóxica tem quatro episódios e está disponível na Netflix.

Sair da versão mobile